Lançado Opera 9 Beta…


Acabou de ser lançado o Opera 9 beta e o que posso dizer? Não é ruim, mas não chega perto do Firefox, verdade seja dita eles copiaram bastante coisas deste último. Não acreditam? Então vamos às comparações:

  • No Firefox temos extensões, no opera temos Widgets, exatamente a mesma coisa, só que a diferença é  que estas FUNCIONAM no firefox, no opera, as widgets transformam-se numa novela mexicana, só com muitas lágrimas para fazê-las funcionarem e FICAREM funcionando.
  • O opera mostra previews das tabs abertas em pequenos screenshots, o firefox tem isso como extensão desde a versão 1.0.
  • Bloqueio de conteúdo no opera, Adblock no Firefox (desde a versão 1.0 alpha pelo menos, acho que ainda se chamava phoenix).
  • Escolha de buscadores no opera, barrinha de busca no firefox (desde sempre aliás, rs rs).
  • Suporte a bittorrent no opera, ok, admito, aqui o firefox não ajuda, mas você pode usar uma mime type e usar o azureus🙂
  • Melhor suporte a standards como css 2.0 e 3.0 (passa o acid2 test DEPOIS do safari e konqueror), aqui o firefox fica devendo, e não faltam cobranças neste quesito.

Enfim, não está mal, é um óptimo browser e continua sendo o meu terceiro browser (depois de Firefox e Konqueror) mas nada me tira da cabeça que a Opera.com teria ido MUITO mais longe se a tecnologia deles fosse Open Source.

E agora o screenshot habitual só para alegrar o dia🙂 No caso, dois sites abertos em duas abas, e um preview da aba que está atrás.


Enjoy!!!

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

3 Responses to Lançado Opera 9 Beta…

  1. A says:

    Cara, né por nada nao, eu adoro o Fx e o uso, mas vc tá sendo injusto com o Opera. Se for pra falar de copiar, entao temos q falar q o Opera inventou as abas, os search engines ao lado da barra de endereços, busca como ctrl+f, mouse gestures etc. Ou seja, o fx copiou muito mais do Opera do que o Opera copiou do fx.

  2. A says:

    Sem falar q a velocidade e a leveza do Opera o Fx nao copiou ainda…

  3. padoca says:

    Antes de mais nada, obrigado pelo seu comentário🙂 Agora, eu não falei em nenhum momento que o firefox também não tinha copiado nada do opera, essa atividade de copiar “features” é comum entre aplicativos e até desejável, a minha intenção foi destacar o que tem de novo no opera 9 e quais são equivalentes no firefox. Por exemplo, o tab preview foi “inventado” como extensão do firefox, e o search bar foi copiado do opera pelo firefox, konqueror e afins, tabs na realidade já existem desde a época do Web Explorer do OS/2, só foram ressuscitados pela turma do opera (boas invenções custam a morrer)🙂 Enfim, como falei no final do artigo, o opera continua sendo um browser muito capaz e como você destaca, bastante “light” e rápido, e todos só temos a ganhar com a sua existência, só acho que a Opera.com ganharia mais se o tornasse open source.

    Um abraço.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s