Instalando a driver proprietária da AMD/ATI num ACER 5102 com a ati XPress 1100 com (k)ubuntu.


Tenho recebido vários emails e comentários de pessoas novas no linux (e nem tanto) que enfrentam dificuldades para instalar a driver no linux e deixá-la funcionando com o suporte a 3D ativado. Apesar dos diversos tutoriais disponíveis, resolvi então fazer um guia “mastigado”. Vamos lá!

A primeira coisa a fazer é baixar a driver mais recente no site da AMD/ATI, siga este link e continuemos.

Agora na posse da driver, vamos rodar este pequeno comando (como root – sudo su) e deixá-la fazer a sua mágica.


chmod 755 ati-driver-installer-8.39.4-x86.x86_64.run
bash ati-driver-installer-8.39.4-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/feisty

Isto gera os pacotes necessários, já prontos para a nossa distro de preferência🙂
Agora vamos instalar esses pacotes, sempre como root.


dpkg -i fglrx-amdcccle_8.39.4-1_i386.deb fglrx-kernel-source_8.39.4-1_i386.deb xorg-driver-fglrx_8.39.4-1_i386.deb xorg-driver-fglrx-dev_8.39.4-1_i386.deb

Estamos quase lá, agora precisamos compilar a driver pro kernel.
Para isso vamos precisar de alguns pacotes, digite (ainda como root):


apt-get update
apt-get install module-assistant build-essential fakeroot dh-make debhelper debconf libstdc++5 linux-headers-$(uname -r)
module-assistant prepare
module-assistant update
module-assistant build fglrx
module-assistant install fglrx
depmod -a

Ok, a driver foi compilada e instalada, agora digite como root:

aticonfig --initial

Agora vem o pulo do gato, onde 99% dos usuários empacam, abra o arquivo /etc/X11/xorg.conf e no final dele acrescente as linhas:


Section "Extensions"
Option "Composite" "Disable"

EndSection

Passo a explicar, a driver proprietária da ati não tem suporte a composite, no entanto, o xorg que vem com o (k)ubuntu tem essa opcão habilitada por padrão o que quebra a parte 3D da driver. Este comando desabilita o maldito. Não se desespere, pois agora você tem suporte total a 3D, mas ainda não consegue rodar o compiz fusion porque você precisa usar o Xgl para conseguir usar o primeiro com as drivers da ATI. Para isso siga o meu tutorial abaixo, Instalando o compiz fusion no (k)ubuntu Feisty Fawn 7.04 num Acer 5102 com uma ATI Xpress 1100.

Se quiser só testar o suporte a 3D antes de se aventurar no compiz fusion, reinicie a máquina, entre na sua área de trabalho e digite num terminal:

glxinfo

Procure nas linhas por:

direct rendering: Yes

se estiver No no lugar de Yes é porque você não leu o meu artigo com atenção🙂

Enjoy!🙂

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

36 Responses to Instalando a driver proprietária da AMD/ATI num ACER 5102 com a ati XPress 1100 com (k)ubuntu.

  1. Daniel says:

    Ótimo post… Mas você saberia de algum outro tuto que ensinasse a instalar essa mesma placa de vídeo numa distro que trabalhe com RPM? Tipo Fedora e Mandriva?

    Abraços.

  2. Yashá Gallazzi says:

    Ok. Está ajudando muito, realmente muito.
    Mas tenho ainda uma outra dúvida. A instalação dos drivers restritos da ATI, ao invés de ser feita via download pelo link que você indicou, pode ser feita diretamente pelo ubuntu?
    Pergunto isso porque tem um item no ubuntu que trata do “gerenciamento de drivers restritos”. Nesse local aparece o driver de aceleração da ATI e um quadradinho do lado desmarcado.
    A pergunta é a seguinte, se eu selecionar esse driver a partir do gerenciador do próprio ubuntu, o sistema vai baixar os drivers por conta própria, ou eu tenho que obrigatoriamente fazer o download pelo link que você indicou?

  3. Yashá Gallazzi says:

    Já agradecendo a paciência, outra dúvida que pode parecer banal, mas que dá dor de cabeça para um novo usuário do linux:

    Minha placa é exatamente igual à sua (ATI, Radeon Xpress 1100), mas meu note é Acer 3050, ou seja, diferente do seu 5102. Mesmo assim posso seguir o tutorial? Esses comandos se aplicam à minha máquina?

  4. padoca says:

    Daniel, sinto mas não trabalho à algum tempo com mandriva ou fedora, no entanto, a driver tb tem os scripts para elaboração dos pacotes do fedora, se nao me engano é –buildpkg Fedora/, procura no google que achas a informação.

    Abraço.

  5. padoca says:

    Yasha, primeiro, se o seu note tem a mesma placa e a distro é a mesma (feisty) não interessa o modelo, segundo, realmente o feisty já traz a driver proprietária da ATI inclusa no pacote linux-restricted modules, mas aconselho a instalar sempre a mais recente, seguindo este tutorial. No entanto, os pacotes do xgl, xorg e linux-restricted-modules em teoria já resolveriam.

    Abraço

  6. Rogerio says:

    Padoca, muito bom o seu tutorial mas eu tenho um problema com um notebook acer parecido com o seu, o 5050. Vc ja conseguiu fazer o modem funcionar neste notebook? ja tentei tudo quanto é distribuicao, como kurumin, ubuntu etc, li varios tutoriais principalmente sobre o kurumim e nunca consegui fazer este modem funcionar. Apesar de a banda larga ter se difundido muito nos ultimos anos, ha situações onde o modem de linha discada é a unica laternativa. Vc conseguiu fazer o seu funcionar ? Se sim, poderia dizer o que fez?
    Desde ja agradeco a sua ajuda.

  7. padoca says:

    Rogerio, nos proximos dias escrevei um howto de como ativar o winmodem no acer 5102 cujo chipset é baseado no chipset da realtek. Se o seu for similar (a probabilidade é alta) vc estará com sorte🙂 Aguarde!

  8. Rogerio says:

    Valeu Padoca, a propabilidade é alta pois a configuração é parecida. Olha so:
    Acer Aspire 5050 3233
    AMD Turion 64 (2 GHZ, 512 KB L2 Cache)
    14.1 WXGA Acer CrystalBrite LCD
    ATI Radeon Xpress 1100
    80 GB HDD
    DVD-Super Multi Double Layer
    512 MB DDR2
    802.11b/g wireless LAN

    Estou ancioso por este howto pois tem dois meses que eu comprei o notebook e nao consegui fazer o modem onboard funcionar.
    Estou no aguardo!!!

  9. Pingback: Top Posts « WordPress.com

  10. Carlos Tavares says:

    Amigo, eu tive problema com a linha dh-make debhelper debconf libstdc++5 linux-headers-$(uname -r) do seu tutorial, ao executar esse comando o sistema informa que desconhece o dh-make, no entanto quando executo apt-get install dh- make ou mesmo tento via synaptic o ubuntu avisa que esse programa ja esta instalado. Voce saberia me dizer oque pode estar acontecendo de errado?

  11. Gustavo Cavalcanti says:

    Padoca,
    Possuo um Acer 5050 com uma ATI Radeon Xpress 1100. Após a listagem dos dispositivos (lspci) A tag VGA Compatible controller me retorna [Radeon Xpress 200M]
    Não sei se isso tem algo relacionado, mas eu segui seu tutorial mais que 3 vezes (inclusive alterando a linha aticonfig para aticonfig -initial –input=/etc/X11/xorg.conf ) mas infelizmente sempre está retornando o NO no campo direct rendering
    Será que você poderia me ajudar?
    Atenciosamente
    Gustavo

  12. Jair says:

    Pessoal, eu tenho um acer 5102 turion x2 q possui essa placa… mas nao to achando em nenhum lugar como que eu faço pra configurar ela no Mandriva spring 2007!! alguem pode me dar uma dica…. ou indicar algum tutorial!!???

  13. Antonio says:

    Muito útil mesmo! Valeu. A única coisa que não consegui fazer rodar no 3050, foi a rede Wireless Atheros.. alguma dica?
    Usando Kubuntu 7.04

    valeu

  14. padoca says:

    Antonio, a driver da atheros faz parte do pacote de drivers restrito do ubuntu, digite:
    apt-get install linux-restricted-modules-2.6.20-15-generic e reinicie o micro.

    enjoy!

  15. Antonio says:

    oba!! valeu mesmo!! vou tentar aqui. o soundcard foi detectado, mas nao sai som tb.. ta dificil srrsrsr

  16. Antonio says:

    oba!! valeu mesmo!! vou tentar aqui. o soundcard foi detectado, mas nao sai som tb.. ta dificil srrsrsr
    estou atualizando todos os packages agora, talvez vire.

  17. Antonio says:

    padoca, fiz o que sugeriu e mesmo assim no network manager nao consta a rede wireless…😦

  18. Eduardo says:

    Ei, sou novo no linux, acabei de instala-lo, e tenho uma ATI da sapphire 1950pro, e nao sei como instalar o driver dela, tenho o cd, mas nao sei executar .exe, poderia me responder por email?

  19. Welyton do Nascimento Pinheiro says:

    drivers ATI Radeon Xpress 1100

  20. Daniel says:

    É para o mandriva spring … ta dificil,
    Antes de eu fazer um update no systema tava funcionando ssussa, agora eu me perdi na hora de configurar e não acho como gerar um update no dkms

  21. Jefferson nanni says:

    Olá Tenho um acer 3050
    Com a placa ati radeon xpress 1100 e instalei o ubunto funcionou mas quando eu instalo o beryl ele não funciona vc sabe se esse tutorial funciona pra beryl tb ??? e se alguem tem esse not tb sabe me dizer como fez pra funcionar a placa de som ???obrigado aguardo uma ajuda helpp

  22. willem says:

    Uma pergunta ATI é boa no linux…. se sai melhor que nvidia? to pensando em compra um notebook to em duvida de um ATI ou NVIDIA

  23. padoca says:

    Olá willem, olha, em relação à sua dúvida, se fosse à 6 meses atrás eu te aconselharia uma NVIDIA, mas hoje, com os novos desenvolvimentos da ATI/AMD – abertura das drivers como open source, suporte a AIGLX na ddriver que sai esse mês, hoje posso dizer que TANTO FAZ🙂

    Abraço.

  24. willem says:

    vlw ae padoca!!!
    Eu e meu irmão tivemos problema em instalar ati x550 no linux!
    Conseguimos instalar mais não funciono a 3d, dai to pensando em nem compra notebook com placa ATI!!! Mais também muita gente diz que nvidia tem melhor desempenho no linux.. dai não sei… mais o hoje em dia ati já deve estar bem melhor msm…

    Fica a duvida será que conseguiria instalar ATI?
    Acho que sim neh… maioria eh tudo parecido.. vlws

    Tem algum tutorial de ATI x550 por ae ?😛

  25. Jean Carlos says:

    Opa, achei uma resolução simples e interessante pra quem tá com problema no som do ACER 3050 no Ubuntu:

    Vá no terminal e digite:

    $ alsamixer

    O comando “alsamixer” controla os dispositos de áudio, assim como o volume de cada item. Use as setas para localizar o item “Surround”. Observe que na base dele aparece “MM”. Significa que está mute, assim tecle ‘m’ para sair do mute e aumente o volume com a seta para cima. Pronto, para sair tecle 2 x ‘esc’.

  26. Milton César says:

    Olá,

    Recentemente adquiri um notebook Dell vostro 1000 com ATI Radeon XPress 1150 (na verdade, quando utilizo o lspci, é registrado como ATI Radeon XPress 200M). Com um pouco de esforço e as orientações deste tutorial consegui instalar o driver 8.40.4. Mas infelizmente o que percebo é que o desempenho do driver da ATI para o Linux é no mínimo sofrível. Não existem os mesmos recursos de configuração para o Linux que existem para o Windows e pelo que acompanha da história da abertura do código e especificações ATI é só conversa para boi dormir. A ATI é famosa por falar muito a respeito de lançamentos e atrasa-los ou não cumpri-los. A AMD precisa o quanto antes mudar essa conduta da incorporada ATI. Resumo, por enquanto recomendo a NVida (já tive a oportunidade de trabalhar com Linux&NVidia). Pode até ter seus problemas mas o seu suporte para Linux é MUITO maior que o da ATI. (detalhe a NVidia dá até suporte para o FreeBSD).
    PS: Não tenho do que reclamar do equipamento da Dell. O que reclamo é do pobre suporta da ATI!!!

  27. Nuno Paixão says:

    A acelaração 3D e o compiz FUNCIONARAM out of the box com o MANDRIVA 2008, até mesmo em live CD! Também fiquei surpreendido, pois uso ubuntu, e é preciso dar mil e uma voltas para pôr isto a funcionar decentemente.
    O Mandriva2008 está muito bom, mas sinto falta do sinaptic.

    Possuo um Acer Aspire 5050, gráfica Xpress 1110.

  28. Pingback: » links for 2007-10-27 [ joseluizcoe.com ]

  29. Pingback: Ubuntu em notebbok Acer - Under-Linux.org Fruns

  30. Victor Amaral says:

    Amigo, tentei e retentei, mas não há meio de conseguir configurar essa ati 1100 no meu Acer 5050-3233 com o Ubuntu… to desistindo já, inclusive ja tentei instalar o Xubuntu (pau na instalação) Kubuntu (pau tbm), Mandriva (uns erros e depois cai no prompt)… Acho q meu note é especial (especialmentge ruim pro X)
    Tens alguma sugestão?

  31. amaro says:

    Gostaria de saber como instalar o devede 3.6 no kurumin tentei mas não consegui.

  32. Pingback: ati com

  33. Rafael Affonso says:

    No Ubuntu 8.04 nao precisa instalar, ainda bem… ele reconhece a placa e o glxinfo retorna YES

  34. Wilson Mineiro Sá says:

    Driver Acer aspire 3050 AMD Sempron 3600 +
    Windows XP

  35. Wilson Mineiro Sá says:

    Drivers, AMD Sempron ACER aspire 3050.
    Windows XP Pack3. Shipset da Placa mãe.

  36. Louanne says:

    It’s goung to be end of mine day, however
    before ennd I am readinng this wonderful paragraph to improve my knowledge.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s