Novidades que virão na nova versão do Compiz Fusion!


Costumo seguir o gitweb do Compiz Fusion, assim mantenho-me atualizado das novidades, compilo alguns plugins experimentais, quebro a cara, mando bug reports e contribuo ao meu modo para o avanço do desktop 3d🙂

Deixo-vos portanto com alguns filmes que fiz com as novidades que ilustram o que teremos na próxima versão estável.

PhotoWheel

Agora existe um plugin para mostrar um cubo dentro do cubo, em que as faces desse cubo são imagens à sua escolha.

FreeWins

A seguir temos o plugin do freewins que ensinei a compilar abaixo, este plugin promete muito🙂

Atlantis2

Por fim, temos o atlantis (aquário) agora renovado na sua versão 2, com direito a caranguejos, água dinâmica e com iluminação.

Notem que estes e outros plugins estão em ativo desenvolvimento e podem mudar até a próxima versão estável.

Enjoy!

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

21 Responses to Novidades que virão na nova versão do Compiz Fusion!

  1. cwars says:

    Criatividade é o que não falta, e frescura também, são muito bonitos, mas qual a utilidade disso? Além de consumir processamento e placa de video de forma desnecessária.

  2. Joao Smart says:

    O pior é que concordo com o Cwars, tudo é muito bonito, mas de pouca utilidade prática.
    Utilizo o Compiz pro básico, desktop 3d, mudança simples de uma área de trabalho pra outra. Fica mais bonito e prático, e como tenho 2GB de RAM, ele não pesa muito no consumo de memória, mas alguns efeitos deixam qualquer um tonto.🙂

  3. freakcode says:

    O Compiz é bom por habilitar alguns efeitos que melhoram a usabilidade (como sombras, fade, animações de minizar), e principalmente por deixar o X com aceleração de hardware, o que melhora a velocidade das engines GTK para desenhar widgets por exemplo.

    Mas esses plugins aí… totalmente inúteis. Só win-user convertido deve achar isso legal.

  4. Lucas says:

    Mostra estes e outros vídeos para alguém com dúvida em usar o Linux e a grande maioria irá vai pedir para você instalar.
    O que trouxe a versão “Vista” do windows de novidade visual há tempos é usada pelo Linux. Este pode ser mais um argumento para atrair novos usuários – “Marketing” é isso! Levar as pessoas a adquirir algo pela imagem.

  5. romulobr says:

    Quem acha o compiz inútil ainda ta vivendo no século passadoo, acordem pro futuro gente. Quando os usuários de mac riem da cara do windows algumas pessoas ficam chateadas, mas é só mecher no mac por alguns minutinhos e entender.

    É simples, desktop composto cansa menos, deixa o usuário mais tranquilo (pode parecer sem sentido pra alguns, mas se alguém vai olhar pra uma coisa e interagir com ela digamos, umas 8 horas por dia, essa pessoa quer que essa coisa seja o mais bonita e agradável quanto possível.

    Eu já achava o gnome muito mais organizado do que o explorer do xp, mas depois do compiz comecei a dar muito mais valor no desktop linux. Widows hoje só para o inevitável, e não é nenhum tipo de ismo sem sentido não.

    É simplesmente porque o desktop do linux é mais bonito e mais agradável, minha mãe prefere o ubuntu ao vista, e ela nem sabe o que é software livre, ela só sabe que tem dois sistemas aqui, aquele bonito e aquele bonitão.

    Quanto a desperdiçar ciclos de processamento e do poder da placa de vídeo, vamos para de palhaçada gente, já ouvi muito esse argumento e ele geralmente vem de gente que prefere que o hardware fique subutilizado a utilizar pra isso.

    Se programas como o folding at home tivessem 10 vezes mais processamento vindo de pc´s do que tem hoje eu diria que é desperdício, mas se vc ta usando uma coisa que não seria usada de jeito nenhum pra benefício de alguém então não é desperdício e sim aproveitamento.

    Por favor, vamos parar com essa conversa rídicula de que compiz e o dektop composto não são uma coisa boa, eles são bem mais que isso, são necessários para o Linux no desktop.

  6. leonardo says:

    aeee, até que enfim alguem com espirito futurista……
    vamos parar de ser mao de vaca mesmo
    vamos abusar do hardware………hehehe

  7. Anderson says:

    Concordo plenamente com vc Romulobr, realmente é muito mais agradável trabalhar num Desktop com o compiz!

  8. Thiago Bezerra says:

    “Perfumaria visual” em excesso realmente consome mais processador… um exemplo é o efeito da “neve”, como o próprio compiz alerta. Desses plugins aqui listados, o menos ruim, em termos de utilidade, é o freewins… o resto é so frescura, ate porque nao gosto da abordagem do “cubo”, prefiro o desktop wall com expo.

    Concordo com o comentário de “freakcode”. E ainda adiciono que ninguem aqui ta desqualificando o compiz, ou dizendo que é inutil, e sim filtrando os efeitos que promovem uma real melhora da usabilidade, em vez das perfumarias gratuitas.

    E, os efeitos da placa de video realmente tem que ser utilizados de forma justa! Isso, ainda por cima, melhora a velocidade dos widgets, etc. Uma placa 3D nao deve ser utilizada apenas para jogos, e sim para melhorar os gráficos utilizando de fato seus recursos.

  9. cwars says:

    Concordo plenamente com Thiago Bezerra, para mim o objetivo do Compiz é de usar a placa de vídeo 3D para melhorar a usabilidade do Desktop, foi por essa razão que foi feito o Compiz, contudo invertar de explorar a placa de video com bobagens tem um preço a pagar, um deles é que não vai dar para jogar qualquer jogo e o segundo é que o sistema vai travar legal e ficar inutilizavel.

    Dessa forma vejo que melhorias devem agradar além do visual, isso a M$ já fez demais e é frustante, dessa forma uma qualidade com desempenho 3D é muito bem vinda, se a mesma pelo menos deixa minha RAM mais livre para usar mais aplicações e também se possível para melhorar ainda o desempenho do poder desktop que a nVidea abra suas especificações de driver para poder finalmente ser feito um driver decente no kernel e com isso fazer o X ser somente um simples servidor de janelas, além que isso daria ainda mais desempenho no Compiz.

  10. Pingback: Top Posts « WordPress.com

  11. Fernando says:

    Quem quiser dicas de como usar o Compiz para aumentar sua produtividade pode começar por aqui:

    http://lifehacker.com/software/pretty-and-productive/power-up-your-linux-desktop-with-compiz-fusion-291002.php

    Na minha opinião o plugin mais útil é o scale (dimensionar) que eu gosto de configurar para entrar em ação quando movo o mouse para o canto superior direito da tela…. é a forma mais rápida, simples e elegante de visualizar todos os programas em execução e de trocar de janela… é mais rápido do que procurar pela janela lendo o nome dela na barra de tarefas…

  12. Giorgio says:

    Impressão minha ou o computador que está rodando esses videos é uma porcaria ( péssimo frame rate) ou o video foi encodado errado:/ OU PIOR isso é pesado pra caralho :O

  13. Job says:

    Olha, beleza e alegria é fundamental!

    Olha, é verdade o compiz e anteriormente o beryl me ajudou a converter vários usuários a usar Linux. pelo menos a se interessar.

    E ultimamente o desapontamento com o vista.

  14. Jean says:

    Pessoal,
    Sendo assim, para quê termos interfaces amigáveis….

    Vamos então voltar a era do DOS😉
    Abraços

  15. Anderson says:

    Alguns comentários aqui beiram o ridículo, Simplesmente, se não quer usar o/não gosta do compiz, não use. Agora há um sentimento entre alguns usuários do linux de achar que isso é coisa de criança – e não vejo isso só aqui. Acordem pra vida. A tendência é que programas cujas interfaces não sejam práticas sejam deixados de lado.

  16. japelo says:

    Será que já passou pela cabeça dos ‘genios” que tem gente que pode usar e abusar d processamento do pc?
    Outros que gostam dessas ditas”frescuras”.
    Alguem é obrigado a instalar?

    Vão cuidar do neto e não encham o saco.

    Nossa dá cada mala afffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff

  17. japelo says:

    Obrigado pele dica.

  18. Wagner Gaga says:

    Eu achei muito legal o pluigin, mas percebi que ainda não esta nos repositórios, como fazer para instalar?

  19. Diogo says:

    Novidades interessantes, principalmente o free wins, era algo que eu ja tinha visto no looking glass e sentia “falta” no Fusion.
    Só para deixar meu ponto de vista, instala quem quer e usa quem pode. Ainda bem que nós podemos ter gostos e necessidades diferentes, se não fosse assim pensando no nosso mundo de informática, o GNU/Linux talvéz nem existisse ou não teríamos tanta diversidade de sistemas operacionais.

  20. asilva says:

    eu vou gostar desse freewins porque adoro novidades com janelas e continuen melhorando o compiz powww.

  21. Wanderlei says:

    Eu acho que não tem frescura nenhuma ai a tecnologia existe para isso mesmo, para ser testada ao maximo e chegar ao seu extremo e so assim teremos cada vez mais processadores e placas aceleradoras cada vez mais potentes, agora para galera que quer economizar processamento instala o linux em modo texto kct …

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s