Amarok 2.2 – Review de lançamento (portuguese version).


O amarok 2.2 acabou de sair, e com ele, uma miríade de novidades que tornarão a sua vida musical maior, melhor e mais colorida. :)

Segue uma análise de algumas das novas funcionalidades que seguem no novo lobinho.

Para começar, podemos observar que os desenvolvedores de vez em quando até escutam os seus usuários, e como tal, finalmente podemos organizar o lobinho à vontade.

Chegaram os novos dockers que permitem customizar o amarok no seu estilo.

Como podem observar pelo screenshot acima, eu criei duas abas, uma com os plasmoides e outra com o restante do conteúdo, pus a playbar embaixo e a lista do lado direito.

Tudo isso é muito bonito, muito lindo, mas depois de brincar uma meia hora, começa a nascer a necessidade de realmente ESCUTAR alguma coisa no bichinho novo.

Bom, a playlist em si foi totalmente revista, muita coisa mudou, vamos dar uma olhada em exatamente o quê.

Embaixo da playlist temos dois botões novos,

O primeiro a contar da direita permite ativar a tag que irá organizar a sua playlist (tudo isto é feito dinamicamente).

Como podem ver, a playlist pode ser organizada de várias maneiras, album, artista, etc.

O segundo botão a contar da direita é uma adição de funcionalidade já existente no 2.1.x, o layout manager, com ele fica mais fácil aplicar o seu próprio layout automaticamente à playlist.

Próximo da lista, uma das minhas features favoritas e um dos meus requests em relação ao 1.4, que foi implementado, a habilidade de mudar as informações na playlist sem precisar de abrir o tag editor, basta clicar uma vez no item, e passar o mouse nas ratings (estrelas) ou clicar no campo editável. Uma adição que vem do 1.4, muito bem vinda.

Mas não só de beleza vive o amaroker, e os devs fizeram MUITAS mudanças sobre a capota. Agora é possivel usar um MYSQL externo mas mais importante, adicionar coleções de diversas fontes!!! ou seja, vc pode adicionar um IPOD, um dispositio VFAT (como music players xingling (chineses) que exportam como vfat), CDs de música, etc etc, e eles serão tratados como outra coleção, podendo ser arrastados, copiados, apagados (quando possível).

Você pode até misturar coleções de sources diferentes e manipular quase completamente, simplesmente único.

Agora, o amarok nunca foi nem nunca será um SIMPLES tocador de música. Ele é o centro da sua vida musical, e como tal, encarrega-se de armazenar, buscar, alterar, etc tudo o que tenha a ver com a música que enaltece o seu coração.

Pensando nisso, todos os plasmoides foram melhorados e alguns novos foram acrescentados.

Então agora além de albuns, letras e wikipedia, nós temos vídeo que é buscado do youtube e outras fontes automaticamente em relação à música que está a ser tocada, e inclusive, pode ser visualizado DENTRO do amarok com direito a arrastar para a playlist, etc…

Agora, perguntinha séria, você é um(a) daqueles(as) que categorizam tudo o que vêem, incluindo os namorados(as)?

Então esta feature é para si. Mate-se de tanto indexar e organizar com o novo sistema do amarok, infinito, poderoso e extremamente simples.

Já para os indecisos que não conseguem nem escolher um par de meias de manhã, temos a feature que irá tocar a música que vc quer pra vc, sem precisar escolher, apenas lendo as suas ondas cerebrais.

Isso mesmo, a smart playlist está ainda mais esperta, diria até mesmo que desenvolveu poderes telepáticos.

Ok, talvez não telepáticos, mas com certeza vai ser dificil não gostar do que ela escolher pra vc.

Eventualmente, depois de usar o amarok por u tempinho, vc acabará por reparar num botãozinho que não existia antes (não, não em vc), com uma estrelinha e três listrinhas (NÃO, NÃO EM VC!).

O que ele faz? Bom, além de ativar o assento ejetor, é o novo sistema de bookmarks do amarok, que grava praticamente tudo o que vc estiver fazendo. Localizações, organizações da playlist, ponto da música, etc etc. Acho que até pega cafézinho, mas não testei essa funcionalidade ainda.

Para ver o que está gravado nas bookmarks, temos o Bookmark manager.

Ainda no lado escondido da coisa, o novo indexador de tags adiciona um valor único a cada arquivo, ou seja, mesmo que vc o mova de uma coleção para outra, por ex, de um ipod pra um HD externo, o amarok saberá de onde veio e mudará todas as estruturas de acordo.

Como de amor tb vive o lobinho, os plasmoids que já existiam foram melhorados, e por ex, o plasmoid que mostra a trilha atual agora permite arrastar a capa do álbum, o cover manager foi melhorado, as capas agora tem zoom, e por ai vai. Muitas coisas para serem descobertas.

Bom, estas são ALGUMAS das novidades, deixei algumas de fora para que vc ainda se surpreenda muito com este lobo, que já vem turbinado de nascença.

E é APENAS uma beta ;) A minha única pergunta neste momento é:

Você aguenta????

Enjoy!

About these ads
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

4 Responses to Amarok 2.2 – Review de lançamento (portuguese version).

  1. Pingback: Review do Amarok 2.2 | Gustavo Picoloto

  2. Pingback: Amarok 2.2

  3. Rogério Garcia says:

    E equalizador? ainda nada? :(

  4. Thiago says:

    Padoca, a interface do Amarok é Qt? Porque essa customização de dockers o Qt já dá de graça. Fiquei assustado quando programei em Qt e eu podia fazer isso no meu simples gerenciador de faltas ;P

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s